sexta-feira, 13 de abril de 2012

Algumas dicas para ingressar no mercado de trabalho

Mercado de trabalho é o conjunto de oportunidades de empregos oferecidos pelas empresas públicas, privadas, de economia mista, pelas pessoas físicas etc, com regras formais e informais estabelecidas para os salários, benefícios, carreira, comportamentos e, em contrapartida, a disponibilidade de profissionais que desejam ingressar neste mercado de trabalho.

Como já estamos cansados de saber e de acompanhar, o mercado de trabalho é competitivo, cada vez mais exigente e está sempre à procura sempre dos melhores profissionais. Para toda vaga aberta pelas empresas, existem sempre muitos candidatos procurando emprego. Com isso, existem também algumas dificuldades para quem quer ingressar neste tão concorrido mercado de trabalho.

Normalmente, as fontes de consultas de empregos são obtidas através de jornais, empresas especializadas em RH (outplacement e headhunter), portas das fábricas ou dos estabelecimentos comerciais, câmara de comércio, entidades de classe, amigos, conhecidos etc.

O primeiro passo para o candidato se apresentar perante uma empresa, é através do encaminhamento de um currículo vitae, que pode ser efetuado por meios eletrônicos, pelo correio ou pessoalmente. Do currículo deverão conter somente as informações básicas sobre o candidato: nome, endereço, fones, e-mail, estado civil, número de filhos, idade, cargo que está se candidatando na empresa, resumo de suas principais atividades, experiências profissionais, formação escolar e acadêmica, atividades extracurriculares. O currículo não deverá conter mais do que duas páginas; o ideal é uma página.

A segunda fase para o candidato, talvez a mais importante, é a participação deste no processo de seleção, após o recrutamento de seu nome por parte da empresa que possui a vaga disponível.

Entre todos os métodos utilizados pelas empresas, durante o processo de seleção, talvez o mais importante continua sendo ainda, a entrevista. E é sobre a entrevista que teceremos nossos comentários:

1) Como se comportar numa entrevista:


Nunca misturar problemas pessoais com a necessidade do emprego;
Valorizar o trabalho e o emprego;
Concentrar-se na função que está sendo discutida, não divagar;
Cumprir os horários combinados;
Mostrar motivação à sua profissão e gosto ao trabalho;
Desviar dos assuntos que se sinta inseguro;
Dar situações de contorno aos seus pontos fracos. Ex: fala inglês? Não, mas falo o espanhol...
Cuidar da postura do corpo. Falar com a cabeça na posição correta. Nunca abaixada ou erguida demais;
Olhar sempre nos olhos do entrevistador;
Nunca gritar, nem falar baixo demais;
Não se antecipar às perguntas com outros assuntos. Aguardar o momento certo para falar;
Ser honesto acima de tudo (no que você já fez e no que tem certeza que pode fazer). Se não sabe a resposta correta para alguma pergunta, simplesmente; responda ao entrevistado que não tem conhecimento sobre o que está sendo perguntado. É melhor falar a verdade, do que arriscar em dar uma resposta duvidosa, que você não pode comprovar mais tarde;
Procurar conhecer e obter informações, antes da entrevista, sobre a empresa na qual estará participando do processo de seleção;
Demonstrar coragem para novos desafios, sempre com os pés no chão;
Questionar o entrevistador a respeito dos objetivos e planos da empresa e sobre as características da função pretendida.



2) Como se apresentar para uma entrevista:

Chegar 20 minutos antes do horário marcado e se apresentar 10 minutos antes do horário combinado. Relaxe "elimine" o aspecto suado, ansioso, apressado etc.
Usar roupa adequada à função que pretende trabalhar e sapatos engraxados. Para as mulheres, não usar blusa transparente ou decotada, bem como saia curta Higiene pessoal caprichada;
Cabelos cortados, arrumados e penteados e unhas bem cuidadas;
Não fumar durante a entrevista;
Ser cordial com todas as pessoas da empresa, inclusive com o entrevistador;
Não mascar chicletes;
Não beber no dia anterior e no dia da entrevista;
Não comer alho ou cebola no dia da entrevista;
Nunca usar óculos de sol durante a entrevista;
Não levar pai ou mãe na entrevista;
Cuidar da concordância verbal;
Não usar gírias ou palavrões;


3) O que falar numa entrevista:


Sempre a verdade;
Ser lógico, breve, simples e objetivo;


4) O que não falar numa entrevista:


Não reclamar da localização da empresa;
Não apontar aspectos negativos das atividades da empresa;
Não reclamar dos seus problemas pessoais; nem fale deles;
Não reclamar do emprego anterior, nem dos colegas ou ex-chefe;
Não discutir política, religião, esportes etc;
Não falar do assunto salário, antes da hora certa.

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