quinta-feira, 21 de junho de 2012

10 dicas para não ser chato ou inconveniente no trabalho


Você pode não saber, mas muitas pessoas podem lhe achar chato, mala, sem noção, inconveniente e até odiável no ambiente de trabalho. "Ah, mas cada um tem o seu jeito e eu não vou mudar o meu". Para convivermos em sociedade, grupos e diferentes meios é fundamental respeitarmos o espaço alheio, sabendo que ele começa no mesmo lugar em que termina o seu "direito de ser você mesmo".

Todo mundo pode ser chato, por diferentes razões ou momentos, mas o importante é que podemos evitar este tipo de comportamento. Se errar é humano, ser chato é uma opção! Você já fez ou conheceu alguém que já tenha protagonizado uma das situações abaixo?

1- Falar alto só é aceitável em uma feira para vender frutas ou legumes. Se este não é o seu caso, diminua o tom da sua voz. Além de chato, falar alto é irritante e grosseiro, evite em qualquer ocasião.

2- Não atenda ao telefone ou o seu celular para discutir assuntos pessoais na frente das pessoas, ninguém é obrigado a saber o que se passa na sua vida. Isso também vale para a situação inversa: não se intrometa em conversas particulares dos outros, espere chegar em casa e prefira ler um livro!

3- Se alguém está indo almoçar e lhe convida para ir junto, não peça para que ela espere uns minutinhos. Talvez a pessoa só tenha convidado por educação e agora vai ter que ficar com fome, lhe esperando e ainda atrasando o trabalho dela, ou seja, triplamente chato!

4- Nos tempos medievais o Bobo da Corte poderia ser enviado para a prisão ou até para a guilhotina caso as suas brincadeiras não agradassem a realeza. Lembre-se disso ao tentar ser o piadista da turma! Comentários preconceituosos e inoportunos, ao invés de causarem risos, provocam constrangimentos. Verifique se as pessoas ao seu redor sorriem ou simplesmente ficam sem reação após as suas tiradas. Não é a toa que a palavra palhaço, as vezes, é usada como xingamento e não para enaltecer um artista circense.

5- Não seja curioso demais, isso pode lhe trazer problemas ou respostas atravessadas.
Dica: Cuide apenas da sua vida pessoal, deixe que os outros cuidem das deles. Curiosidade, as vezes, pode matar!

6- Se alguém todo dia lhe oferece chiclete, uma barra de cereal, uma fruta ou qualquer lanchinho que seja, não aceite sempre. Se a pessoa se preocupou em levar alguma coisa para comer, você também pode fazer o mesmo. Dificilmente alguém come algo sem antes oferecer a quem esteja em volta, isso se chama educação. Mas você aceitar todos os dias, isso se chama cara-de-pau!

7- Lembra quando você ia para o colégio e ficavam pedindo emprestados os seus lápis de cor ou canetinhas? Além de chato, pior ainda era quando a pessoa pedia emprestado e "esquecia" de devolver. E o fim do mundo é alguém ter coragem de fazer isso no ambiente de trabalho. Chatice tem limite e começa a extrapolar neste tipo de situação. Pegou algo emprestado da mesa de alguém? Devolva no mesmo lugar. Teve que usar folhas de sulfite para imprimir algo urgente? Reponha na impressora ou ajude a natureza e só imprima se realmente for necessário. Enfim, tenha e use o seu bom senso!

8- A regra deveria valer no ônibus, no metrô, nas ruas e inclusive no trabalho: use fones de ouvido, a empresa não lhe contratou para ser Dj, portanto, só compartilhe a sua música caso alguém peça.

9- Cumpra os prazos e horários! Se uma reunião começa às 9h00, não chegue às 9h40 e atrapalhe quem se esforçou para chegar mais cedo. Existe trânsito e imprevistos em todas as cidades, mas se metade das pessoas da reunião conseguiram chegar a tempo, você também poderia ter conseguido. Isso fica ainda mais chato quando se torna recorrente!

10- Falta de higiene é um assunto delicado e por isso mesmo merece toda a atenção. Algumas pessoas não percebem, mas acabam tendo mau hálito, o desagradável cheiro de suor ou alguém que acumula cacarecos e pedaços de comida em sua mesa, chegando até a atrair formigas.

Para resumir a lista acima, basta lembrar que educação, simpatia, respeito e consideração ao próximo cabem em todos os lugares, principalmente naquele que costuma pagar o seu salário.

Não seja chato, seja bem humorado! Não se torne inconveniente, trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. 

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