Uma entrevista de emprego não se resume a responder uma
dúzia de perguntas ou rezar para que seu currículo seja aceito. Aqueles 40
minutos, às vezes, dizem muito mais sobre você do que uma folha de papel cheia
de dados (seu currículo). Se muitos profissionais, já empregados, têm dúvidas
quanto à forma correta de agir em uma reunião ou até para manter contatos
corriqueiros com seus superiores e colegas de trabalho, imagine quando você é o
alvo de uma entrevista.
A etiqueta empresarial surgiu para te dar uma força nesses
momentos de dúvida. Dominar determinada área técnica não é mais o único fator
relevante para o sucesso profissional. "No mercado competitivo de
trabalho, é exigido do profissional também a competência pessoal", afirma
Lívio Callado, consultor de marketing pessoal e etiqueta empresarial, autor do
livro "Relacionamentos Interpessoais". Podemos dividir nossas
qualidades em dois patamares:
Competência pessoal
- Sentir-se feliz e satisfeito (a) consigo mesmo (a);
- Estar motivado todos os dias;
- Amar o que faz;
- Fazer sempre o melhor.
Competência
profissional
- Escolher a profissão certa;
- Fazer cursos de aperfeiçoamento e aprimoramento;
- Atualizar-se;
- Aceitar desafios.
Mas não pára por aí. A imagem é e sempre será seu cartão de
visita. Portanto, quando for batalhar um emprego, deixe em casa as roupas coloridas,
transparentes e decotadas, as saias justas, as bijuterias grandes e pesadas,
aquele terninho pink, o sapato velho e desgastado.
Outro fator que está diretamente relacionado com sua imagem
na hora da entrevista é a comunicação. De nada adianta estar muito bem vestido,
andar corretamente, cumprimentar as pessoas adequadamente, se, na hora de expor
suas idéias na entrevista, só ouve-se erros de concordância verbal, gírias,
piadinhas de mau gosto, interrupções constantes para contar vantagem achando que
isso enriquecerá seu currículo.
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