Com
o Brasil saindo da crise antes do que se esperava e o otimismo retornando ao
mercado interno, a oferta de empregos temporários para o final de ano deve ser
grande. Segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), 130
mil vagas deverão abrir no comércio em todo o Brasil devido ao aumento no
movimento de clientes no Natal e no Ano Novo, um crescimento de 30% em relação
ao ano anterior.
Se
a intenção é tornar permanente seu trabalho temporário, o primeiro passo é
saber escolher a vaga “certa”, orienta Juliana Almeida Dutra, consultora em
Gestão de Talentos e diretora da Deep (Desenvolvimento e Envolvimento
Estratégico de Pessoas e Clientes).
“Pense
no tipo emprego que vai buscar. Alguém que escolheu trabalhar em lojas sazonais
- que não funcionam o ano todo -, por exemplo, tem menos chance de permanecer
do que alguém que escolheu trabalhar em call center, shopping, lojas de departamentos
e serviços complementares. Se você tem opção de escolha entre duas vagas,
escolha a que, ao longo do tempo, possa lhe proporcionar um crescimento
profissional e dedique-se para mostrar seu talento”.
Segundo
Juliana, quatro em cada dez funcionários temporários são contratados depois do
Ano Novo. E, apesar de a maioria das vagas se concentrar na indústria e no
comércio, o setor de serviços a cada ano registra aumento no número de posições
disponíveis.
“Além
da melhora na economia, a população brasileira está mais analítica em relação à
qualidade do atendimento. O exercício de estratégias de relacionamento e venda
consultiva, que antes eram raros por aqui, agora estão ficando cada vez mais freqüentes”,
explica a consultora.
Dicas para ajudar você
na escolha da vaga adequada
1)
Avalie se você se identifica com o trabalho, se gosta da atividade que vai
exercer;
2)
Cheque se a atividade mantém vagas permanentes durante o ano todo;
3)
A empresa atua em uma área na qual há previsão de crescimento em 2010?
4)
Você gostaria de fazer aquela atividade por mais tempo do que outras?
5)
Você tem um currículo que possibilita participar de um processo seletivo para a
vaga temporária em questão tornar-se permanente?
6)
Esteja sempre preparado. Cada vez mais o setor de serviços também está
disponibilizando vagas para temporários. Nesta área vale a apresentação
pessoal, o tato com o cliente, a postura profissional, o conhecimento sobre
assuntos gerais que devem embasar e ajudar em argumentos de venda ou de
acompanhamento de clientes.
Como transformar um
trabalho temporário em uma atividade permanente:
1)
Trate o seu trabalho temporário como se ele já fosse permanente;
2)
Demonstre interesse pela tarefa;
3)
Seja persistente, dê o máximo de si. Mostre que pode agregar valor ao trabalho;
4)
Cative os clientes e seja um diferencial para o lugar onde trabalha;
5)
Seja pontual e extremamente comprometido (a), não falte ao trabalho;
6)
Tenha iniciativa;
7)
Entenda profundamente dos produtos, estude sobre a empresa, tenha argumentos ao
apresentar a empresa ou seus produtos e serviços ao cliente;
8)
Vista-se adequadamente. As roupas devem ser discretas. O uniforme – se for o
caso - deve ser utilizado exatamente como foi solicitado. Deve estar limpo e
bem passado. Cuidar do uniforme é cuidar da empresa que você está
representando. Cabelos limpos, barba feita, brincos e acessórios discretos e em
harmonia com a roupa. Cuidado, muito cuidado com a postura profissional;
9)
Demonstre maturidade e equilíbrio em situações difíceis;
10)
No trato com as pessoas é fundamental utilizar as expressões “por favor”,
“muito obrigado”, “com licença” e “bom dia”, seja com clientes, chefes ou
colegas de trabalho;
11)
Atenção na comunicação de qualidade e no português: as empresas têm valorizado
pessoas que saibam construir frases bem feitas;
12)
Analise o cliente e leve ao seu superior imediato, ao final de uma semana ou 15
dias, um relatório sobre o comportamento de compra do cliente. Experimente e
agregue valor ao seu trabalho consolidando sua opinião em algo que ajude a
empresa a crescer e cresça junto;
13)
Não fique encostado na parede esperando pelo cliente e nem conversando
paralelamente com os colegas de trabalho. Esteja sempre pronto (a) para o
atendimento. Estude muito tudo o que deve fazer; tire dúvidas sempre;
14)
Tenha um bom relacionamento com seus colegas de trabalho e com sua chefia
(respeite seu chefe e tenha nele um apoio para seu crescimento). Não faça parte
das “reuniões” de fofocas;
15)
Evite intervalos para fumar enquanto trabalha;
16)
Seja uma pessoa agradável e bem humorada. Mas cuidado, bem humorado não é
aquele que fica rindo alto na empresa. É o profissional discreto, que traz boas
contribuições para o dia-a-dia de quem está em volta;
17)
Não escolha tarefas, mas transforme a sua tarefa em um exemplo de gestão;
18)
Contribua;
19)
Não desista nunca.
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