Um momento
crítico na vida de qualquer profissional é quando ele está desempregado e
precisa procurar com urgência uma recolocação no mercado de trabalho. É nesta
hora que o marketing pessoal poderá se tornar fundamental para vencer esta
situação de forma satisfatória e rápida.
Existem uma
série de ações que poderão ajudar neste empreendimento, todas elas relacionadas
a um planejamento estratégico de marketing pessoal. É essencial elaborar um
plano contendo as seguintes etapas:
Estudo de
suas habilidades naturais, competências técnicas, experiências profissionais e
áreas de interesse;
Conhecimento
do mercado de trabalho em que estiver inserido, e quais são as empresas que
poderiam ter interesse pelo seu trabalho, baseado em suas habilidades e
talentos;
Desenvolver
um produto pessoal para oferecer a estas empresas, tendo em vista não as suas
necessidades, mas as necessidades destas empresas;
Elaborar um
plano de venda para o produto (seu trabalho) que irá oferecer a estas organizações;
Preparar-se
para possíveis e prováveis entrevistas de emprego, elas serão fundamentais
neste processo de recolocação;
Elaborar um
cronograma de atividades e executá-lo prontamente.
A seguir
vamos analisar mais detalhadamente cada um destes tópicos.
Para elaborar
um estudo de suas habilidades e talentos é preciso colocar no papel tudo que
possa julgar como virtude pessoal. Liste suas qualidades como: senso de
organização; capacidade de comunicação interpessoal; aparência; iniciativa;
cursos que realizou; toda sua experiência profissional formal e informal; áreas
de interesse como leitura, artes, esportes, etc.
Pense em todo
trabalho que realizou nas empresas que passou, e tente descobrir algo que foi
excepcionalmente relevante, que recebeu elogios e que tenha sido de grande
ajuda naquela empresa. Enfim, relacione tudo, pois estas informações serão a
base para que você possa desenvolver o produto ou serviço que irá oferecer ao
mercado de trabalho.
O segundo
passo é o conhecimento do mercado de trabalho. Inicialmente relacione todas as
empresas que trabalhou, e tente imaginar as principais carências destas
empresas que não estão sendo satisfeitas, e áreas dentro destas organizações
que estão sendo negligenciadas. Posteriormente, descubra se há dentro destas
empresas um trabalho relevante que não está sendo desenvolvido de maneira
adequada. Relacione e coloque tudo no papel, estas informações são importantes.
É preciso encontrar o trabalho que
precisa ser feito
O terceiro
passo, após analisar suas aptidões e relacioná-las ao mercado de trabalho, crie
algumas soluções para estas empresas, baseando-se em suas habilidades pessoais
e profissionais. Descubra as áreas negligenciadas dentro destas empresas, e
desenvolva um produto ou serviço para atender as necessidades destas
organizações.
Na quarta
etapa elabore um currículo e um perfil profissional orientado para vender este
produto que você desenvolveu junto ao mercado de trabalho. Destaque tanto no
currículo como no seu perfil profissional, o produto ou serviço que tem a
oferecer, salientando os benefícios e sua importância para estas empresas.
O seu perfil
profissional é uma espécie de biografia. Ela dirá de maneira clara e objetiva,
a seu futuro empregador, aquilo que nenhum currículo poderá fazer. Apresentará
o trabalho que você realizará, o produto ou serviço que estará vendendo, e sua
real capacidade de ser útil a esta empresa.
No quinto
passo, prepare-se para as entrevistas, tanto na apresentação pessoal, de acordo
com o cargo que pretende exercer, como também na venda do produto e do trabalho
que a empresa poderá contratar. Exponha todas as possíveis qualidades de seu
produto, os benefícios que eles trarão para quem o contratar, seu conhecimento
específico do mercado, da empresa e do serviço a ser realizado. Procure estar
seguro, motivado e disposto a iniciar o quanto antes.
A sexta etapa
é o momento de ação. Você mesmo terá que sair para vender seu produto. O
objetivo é conseguir marcar entrevistas para que possa expor suas ideias e seu
produto. Mande currículo e perfil profissional, tanto respondendo a anúncios de
empregos, como também para as empresas que poderão precisar de seu trabalho,
independente de anúncios. Depois faça contato, ofereça-se para uma entrevista,
demonstre que tem interesse em trabalhar nestas empresas, e fale com as pessoas
responsáveis pelo setor de contratações.
Com certeza
se você realizou um bom trabalho nas etapas anteriores, irá despertar bastante
interesse em muitas empresas, e estará abrindo as portas para uma possível contratação.
Este é certamente um processo incomum, porém dinâmico e baseado na forma de
agir de empresas que procuram promover seus produtos no mercado. Se o
profissional agir como uma empresa, oferecendo um bom produto ao mercado e
promovendo-o dessa forma, obterá ótimos resultados, assim como uma empresa
consegue bons resultados quando promove adequadamente seus produtos e sua
marca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário